√Āgua


Uma água para Neocaridinas ou Tigers, dependendo do local onde se resida, pode muitas vezes ser proveniente da rede se esta for alcalina. Deve ser recolhida e deixar repousar um a dois dias para possibilitar a evaporação do cloro, no entanto temos o risco de possíveis metais nocivos nestas águas, para os eliminar temos que recorrer a produtos comercializados com esse fim.

Se a √°gua da rede for inst√°vel ou com par√Ęmetros diferentes dos pretendidos, podemos sempre optar por uma √°gua perfeita (osmose) ou engarrafada de baixa mineraliza√ß√£o, adicionando minerais GH/KH+ para obter os valores ideais para estas esp√©cies.

Para  um GH de ¬Ī7¬ļdH e 3/4 KH, usando Osmose devemos usar ¬Ī1,20/1,25g por cada 5L.

Minerais GH/KH+: Levantam a dureza total (¬įdGH) e dureza de carbonatos (KH), na propor√ß√£o de ¬ļdGH/KH: 1.0/0.5 aumentando tamb√©m o pH da √°gua.

 

Para Caridinas, a √°gua deve ser sempre preparada com os par√Ęmetros pretendidos, usando √°gua de Osmose ou Engarrafada com baixa mineraliza√ß√£o e pH √°cido.

A remineralização da água deve ser feita adicionando minerais GH+, auxiliando a dissolução dos minerais numa garrafa de 1,5L com parte da água a usar e agitar, ao observarmos que se encontram bem dissolvidos, juntar com a restante água a usar na TPA.

Para obter um GH de ¬Ī5¬ļdH, usando Osmose devemos usar¬†¬Ī0,65/0,70g por cada 5L.

Minerais GH+: Levantam a dureza total (¬įdGH) sem significativamente influenciar a dureza de carbonatos (KH). Isto √© especialmente importante para o camar√£o proveniente de ‚Äúhabitats softwater‚ÄĚ (propor√ß√£o de ¬įdGH/KH: 1.0/0.06) sem influenciar o pH.

Caridinas Sulawesi, s√£o camar√Ķes muito exigentes nos seus par√Ęmetros e requerem o uso de √°gua de osmose e minerais sulawesi espec√≠ficos para eles. A complexa prepara√ß√£o destas √°guas, devido √† dificuldade na dissolu√ß√£o destes minerais dificulta a obten√ß√£o dos valores desejados usando os valores padr√£o indicados na embalagem. √Č conveniente medir v√°rias vezes durante a prepara√ß√£o at√© alcan√ßar os par√Ęmetros desejados. 

Estes minerais contêm oligoelementos essências à sobrevivência destas espécies.

Minerais SULAWESI: Aumentam a dureza total e a dureza de carbonatos na raz√£o (propor√ß√£o ¬ļdGH/KH = 1.0/0.78) aumentando tamb√©m o pH da √°gua.


TPA

A √°gua inicial para ciclagem do aqu√°rio ou das regulares TPA (Troca Parcial de √Āgua) deve ser preparada, sempre conforme a necessidade de cada esp√©cie tal como indicado anteriormente ou de acordo com os par√Ęmetros do criador.

Uma TPA deve ser feita semanalmente, ou com maior regularidade se estivermos perante algum elemento inst√°vel no nosso aqu√°rio. Aqu√°rios de maiores dimens√Ķes podem permitir mais tempo sem a referida TPA, mas sempre dependendo da quantidade de camar√Ķes.

A percentagem da TPA em condi√ß√Ķes normais deve rondar os 25 a 30%

A √°gua a usar deve sempre ter os par√Ęmetros corretos, ou o mais similares aos usados no aqu√°rio, incluindo a pr√≥pria temperatura para evitar grandes altera√ß√Ķes.

A introdu√ß√£o da √°gua no aqu√°rio deve ser feita lentamente para que alguma eventual altera√ß√£o entre a presente no aqu√°rio e a introduzida n√£o provoque altera√ß√Ķes bruscas aos camar√Ķes, podendo causar stress e levar √† morte.


IMPORTANTE

LIMPEZA DE FILTRO
Usar sempre √°gua retirada da TPA

REPOSIÇÃO DE EVAPORAÇÃO
Usar sempre água sem mineralização



BACK TO TOP
0
    0
    item(s)