Ciclagem




A ciclagem do aquário é o processo chave para o correto início de um ecossistema equilibrado, mas desconhecido pela maioria dos iniciados e essencial para evitar mortes.

A √°gua a introduzir no aqu√°rio durante a ciclagem deve ter os par√Ęmetros corretos para a esp√©cie. 

A am√≥nia √© o elemento t√≥xico mais mortal para os nossos pequenos e que surge atrav√©s da decomposi√ß√£o org√Ęnica que surgir√° no nosso aqu√°rio, seja pela morte de algum camar√£o, excrementos ou decomposi√ß√£o vegetal.

Este processo pode ser combatido naturalmente dando tempo de ciclagem ao seu aquário (recomendado mínimo 30 a 50 dias)

Este tempo permite que sejam desenvolvidos microrganismos na água, ou seja bactérias nitrificantes benéficas (Nitrosomonas) que se alimentam de amónia (NH3) e a vão transformar em nitritos (NO2).

Estes que apesar de menos tóxicos constituem também perigo para os nossos invertebrados. Felizmente outros microrganismos (Nitrobacter) irão processar estes e serão convertidos em nitratos (NO3).

Os nitratos, sendo menos tóxicos que os anteriores, são também prejudiciais e devem ser removidos constantemente da água.

Naturalmente pela absor√ß√£o/consumo das plantas ou musgos existentes no nosso aqu√°rio e tamb√©m pelas essenciais e obrigat√≥rias¬†TPA¬†(Trocas Parciais de √Āgua) diminuindo assim os nitratos existentes e a sua toxicidade.

Durante a ciclagem, é aconselhável que as TPA comecem a ser feitas após os primeiros 15 dias de ciclo, para permitir que quanto antes se baixem os nitratos, impedindo que eles subam em excesso.

A extrema necessidade do tempo de ciclagem é essencial para a criação das referidas bactérias nitrificantes (microrganismos) para que todo este processo siga o ciclo correto. 

Pode adicionar alguma folha seca para que entre em decomposição ou um habitante com maior resistência, como é o caso dos caracóis, juntamente com alguma comida para que, através dos seus excrementos seja iniciada a decomposição e posteriormente o aparecimento destas bactérias no aquário.

 

Este processo pode ser acelerado, colocando um filtro ou cer√Ęmicas previamente usados em outro aqu√°rio montado e estabilizado, onde ir√° adquirir bact√©rias que levar√° para o novo aqu√°rio.

Também existem produtos comercializados para esse efeito, mas se pode ser obtido naturalmente não existe necessidade de despesa extra.

Nunca esquecer que um ciclo de menos dias, poder√° originar picos de instabilidade nesses elementos t√£o perigosos aos nossos camar√Ķes, mesmo que sejam feitos testes e os mesmos apresentem valores aceit√°veis.

Após uma ciclagem correta, para melhor controlo destes valores, devem ser usados testes de gotas já que são mais fiáveis do que os comuns testes de fitas.

O pH (acidez/alcalinidade) e TDS (Total Dissolved Solids) sólidos dissolvidos totais ou medida da quantidade total de minerais contidos na água que determina a sua pressão osmótica (equivalência ao GH) podem ser medidos usando canetas digitais.

Par√Ęmetros Ideais:
√Āgua: pH / gH / kH (conforme esp√©cie)
Amónia / Nitritos: 0
Nitratos: 0-10 ppm


Uma ciclagem curta √© um RISCO desnecess√°rio ao bem-estar dos camar√Ķes.
N√ÉO apresse a introdu√ß√£o, evite mortes por falta de condi√ß√Ķes!

BACK TO TOP
0
    0
    item(s)