INFEÇÃO FÚNGICA

Apesar de mais comum em peixes, não deixa de ser uma possibilidade real para os camarÔes.

A maioria dos camarĂ”es Ă© capaz de resistir bem a infeçÔes fĂșngicas, desde que tenham um sistema imunolĂłgico sĂłlido. Quando os camarĂ”es estĂŁo frĂĄgeis, recuperando de outra(s) doença(s) ou logo apĂłs a muda, estĂŁo particularmente sensĂ­veis e propensos a desenvolver uma infeção fĂșngica.

As infeçÔes fĂșngicas sĂŁo particularmente difĂ­ceis de diagnosticar quando afetam os órgĂŁos internos do camarĂŁo. Na verdade, eles sĂł sĂŁo perceptĂ­veis com um microscĂłpio.
No entanto, infeçÔes fĂșngicas como “Achlya” ou “Saprolegnia” que afetam a membrana externa do camarĂŁo podem ser visĂ­veis a olho nu na forma de resĂ­duos brancos. Os camarĂ”es que foram atacados por esses fungos desenvolverĂŁo um crescimento branco semelhante a uma nuvem na parte externa do corpo.

InfeçÔes fĂșngicas superficiais sĂŁo mais fĂĄceis de diagnosticar e mais fĂĄceis de tratar. Em alguns casos, apĂłs a muda “ecdise” a infeção fĂșngica desaparece com a prĂłpria casca.

A temperatura elevada beneficia o parasita, por isso, nos meses de verão, esta doença pode ser devastadora em aquårios sem temperatura controlada.
É essencial manter a temperatura inferior a 23ÂșC

PREVENÇÃO/TRATAMENTO:
Fazer trocas de ĂĄgua maiores e com mais frequĂȘncia.

#1 PIMAFIX (Api)
É seguro com invertebrados como caracĂłis e camarĂ”es. NĂŁo vai prejudicar o filtro biolĂłgico.

Dosagem/Uso:
– Adicione 5 ml por cada 10 litros de ĂĄgua do aquĂĄrio.
– Diariamente durante 7 dias.
– ApĂłs 7 dias, faça uma TPA de 30%.

#2 FUNGOL (JBL)
Trata micoses externas (infeçÔes fĂșngicas). PorĂ©m, muito cuidado, segundo o fabricante, “Invertebrados de ĂĄgua doce (camarĂ”es, crustĂĄceos, caracĂłis, etc.) podem apresentar intolerĂąncias”.

Se decidir usar, comece com menos de meia dose recomendada e aumente com cautela se necessĂĄrio.

BACK TO TOP
0
    0
    item(s)